O que é o BIM?
O Building Information Modeling, ou simplesmente BIM, é uma metodologia de desenvolvimento de projetos por equipes multidisciplinares que está revolucionando a construção civil. Através da criação de modelos 3D e da introdução dos conceitos de coordenação e colaboração entre as disciplinas de projetos, o BIM garante a correta execução da obra possibilitando identificar as interferências ainda na fase do projeto.
O BIM é obrigatório?
A mudança e a adoção do BIM no fluxo de trabalho das construtoras é inevitável, principalmente para aquelas que trabalham com órgãos governamentais, uma vez que em maio de 2018 o governo federal assinou o Decreto 10.306/2020 que torna obrigatório o uso da metodologia a partir de janeiro de 2021, nas obras públicas, que irá acelerar o desenvolvimento da tecnologia no Brasil.
Em contrapartida, construtoras particulares, tem inúmeros benefícios adotando tal metodologia como otimização do processo de elaboração e entrega de projetos, contribuindo para uma construção mais produtiva e sustentável, reduzindo os prazos e desperdício de materiais, auxiliando na redução de custos imprevistos durante a execução da obra.
Soluções BIM sáo capazes de migrar sua construtora do 2D para o BIM com eficácia máxima, agregando informação de forma integrada ao modelo 3D, tendo impacto positivo e imediato perante a concepção dos projetos e gerenciamento da construção.
Veja alguns tópicos pontuais para agregar valor a sua obra quando utilizamos BIM:
-
Redução de custos e ganho de produtividade
Utilizando as soluções da BIM você e sua equipe terão mais produtividade com a integração entre times de engenharia e arquitetura e mais agilidade na elaboração dos projetos através de ferramentas automatizadas para modelagem, dimensionamento, compatibilização, coordenação, geração de desenhos, lista de materiais descritivos e extração de quantitativos. Tudo de acordo com as normas brasileiras.
- Execução com projetos compatibilizados
A aplicação do BIM permite reduzir erros na obra, pois as interferências entre as disciplinas são identificadas na fase de projeto. A metodologia possui ferramentas que automatizam este processo, agilizando e facilitando a etapa de compatibilização. Assim, projetar em BIM é garantia de projetos completos e mais seguros, inclusive com a previsibilidade de custos e desempenho.
-
Contratação eficiente em BIM
Através de um Plano de Execução BIM bem estruturado você garante um workflow de projetos, planejamento e orçamento em BIM que proporcionam diversos benefícios: contratação e recebimento eficaz dos projetos, definição dos procedimentos de colaboração entre as disciplinas, responsabilidades e atribuições dos participantes, monitoramento, verificação dos arquivos (antes da incorporação), levantamento dos quantitativos e gerenciamento das informações, entre outros.
Amplia também a comunicação dos profissionais envolvidos no processo construtivo e entre os parceiros do negócio, além de aprimorar a qualidade da informação acessível para tomadas de decisões e dos serviços entregues. Redução de prazos e custos em cada etapa do ciclo de vida da obra também são vantagens provenientes do BIM.
- Orçamento e cronograma assertivo
Todas as ações tomadas em BIM tornam as tomadas de decisão mais exatas. Com projetos reais, levantamentos assertivos, a probabilidade de precisão nos orçamentos e cronogramas se são ainda maiores.
Várias ferramentas modernas e visuais podem ser usadas para esse acompanhamento, aproximando ainda mais construtora e cliente, sem falar nas inovações que são valorizadas no momento da escolha do empreendimento.
Como implementar o BIM?
Se você é uma construtora, comece com um bom consultor BIM, para que tenha auxilio na avaliação de suas necessidades e como isso, pontualmente no seu caso, irá melhorar seu fluxo de trabalho e aumentar sua lucratividade.
Converse com nosso consultor!